top of page

Instituições Beneficiadas

  • Mulheres Negras Contra o COVID, de Rio de Janeiro-RJ;
















    O Coletivo de Mulheres Negras e Amigas da Raça Brasil, Winnie Mandela (COMNARB), fundado em 25 de julho de 2014, é uma pessoa jurídica de direito privado, constituída sob a forma de associação civil é uma Organização Não Governamental, (ONG) de natureza filantrópica, entidade civil, apartidária, sem fins lucrativos, que terá duração por prazo indeterminado, com sede a Rua Natividade no.128, Camorim Grande e foro na cidade de Angra dos Reis - Estado do Rio de Janeiro, CEP 23.912-460. Cujas atividades reger-se-ão pelo presente estatuto e pela legislação em vigor. O Coletivo é formado por mulheres negras e por elas representadas nos seus fenótipos negros: tonalidades de pele, texturas de cabelos, diferentes corpos e experiências comuns de opressão histórica, apoiando também a causa de luta das mulheres indígenas, ciganas , caiçaras e pobres. Regida pelas normas expressas neste estatuto e por aquelas contidas na legislação brasileira. A ONG tem 15 setoriais: Educação, Saúde, Cultura e arte, Beleza e Estética, Assistência social, Assistência Jurídica, Empreendedorismo e Geração de Renda, Ecologia e meio ambiente, Sexualidade, Esporte e Lazer, Mídia preta, Radiodifusão, direitos humanos, gastronomia e turismo. Objetivo: lutar contra o racismo, sexíssimo, preconceito e discriminação racial.

     

  • Rede Rua Contra o COVID, de Fortaleza-CE;















    O Grupo Espírita Casa da Sopa é uma Organização da Sociedade Civil sem fins lucrativos - OSC - que atua desde 1995 no campo da assistência social, promoção da saúde e defesa dos direitos da população em situação de rua na cidade de Fortaleza-CE. Suas atividades ocorrem ordinariamente nas noites de segundas, terças e sextas-feiras, além de uma atividade mensal no quarto sábado do mês. Extraordinariamente, a instituição também encampa projetos nas áreas da educação, geração de renda e promoção da saúde. O mais recente foi o projeto "Desafio - do negócio à inclusão", uma experiência piloto de educação para o microempreendedorismo e financiamento de pequenos negócios voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A Casa da Sopa também é campo de produção de saber e já foi objeto de estudo em pesquisas de mestrado e doutorado nas áreas de sociologia, educação e saúde. Com o advento da crise gerada pela COVID-19, constatamos que a população em situação de rua passou a viver em um cenário de vulnerabilidade mais acentuado que o de costume. Sem circulação de pessoas, sem comércio e sem um aparato público de assistência social funcionando adequadamente, as pessoas em situação de rua perdem praticamente todas as suas fontes de sobrevivência.

     

  • Escola Maria Teixeira, de Luziânia-GO
















    Criada por um grupo de amigos que queriam mudar o mundo, foi inaugurada em 07 de fevereiro de 1994. A EMT desde sua origem, nasceu com a missão de ser uma “escola para todos”. Localizada na zona rural, é sem fins lucrativos, situada em Luziânia - GO. Oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental de 1º a 5º ano, atendendo gratuitamente e com qualidade a 270 alunos, entre bebês especiais, crianças, adolescentes e adultos (de 2 meses a 78 anos) de baixa renda no ensino comum e especial, em regime de inclusão educacional, alunos com síndrome Down, autismo, deficiências mental, física, auditiva, dentre outras, bem como na Alfabetização de Adultos - EJA.
     

  • Vila do Pequenino Jesus, de Brasília-DF;















    A Vila do Pequenino Jesus, constituída em 1º de fevereiro de 2009, é uma associação civil filantrópica, de caráter assistencial, educacional, cultural e de saúde, sem fins econômicos, com duração indeterminada. Mais que uma instituição, a Vila é um lar para pessoas com múltiplas deficiências, totalmente dependentes para as atividades básicas, muitas destas são restritas ao leito e apresentam comprometimento intelectual severo. O trabalho da Entidade é pautado na prestação de um serviço humanizado, digno, ético e transparente, e desta forma busca sempre proporcionar aos acolhidos melhorias na qualidade de vida, por meio de um ambiente que confere aos acolhidos o aconchego de um lar, não excluindo a relevância dos vínculos familiares e comunitários.

     

  • Cooperativa Renascer, de Brasília-DF;
















    Grupo de Catadores oriundos do cerrado em Brasília, que se organizaram e formaram uma cooperativa para coleta, triagem e comercialização de materiais recicláveis. Como o trabalho realizado é considerado de risco em por lidarem com lixo, todos os recicladores ficaram impossibilitados de trabalhar no período da pandemia. 
     

  • Comissão Guarani Yvyrupa, de Porto Alegre-RS



















    A Comissão Guarani Yvyrupa (CGY) é uma organização indígena que congrega coletivos do povo guarani das regiões Sul e Sudeste do Brasil na luta pelo território. A CGY vem se apoiando nos modos próprios de organização guarani, onde se escuta os anciões e as lideranças para definição das estratégias de ação política na luta por direitos. A CGY foi construída como um mecanismo de atuação nos processos de demarcação de terras indígenas. Nos respaldamos no artigo 232 da Constituição Federal brasileira de 1988, que define que ‘Os índios, suas comunidades e organizações são partes legítimas para ingressar em juízo em defesa de seus direitos e interesses, intervindo o Ministério Público em todos os atos do processo’. 
     

  • Centro Social Luterano Cantinho do Girassol, de Ceilândia-DF
















    Iniciamos nossas atividades em 1972 na região administrativa de Ceilândia em Brasília - DF. Hoje nossa instituição mantém dois convênios firmados com o GDF e oferecemos 100% de gratuidade nos atendimentos em serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para 240 crianças e adolescentes de 06 a 15 anos em situação de vulnerabilidade social que demandam proteção social, em privação e/ou fragilidade de vinculo afetivos- relacionados e de pertencimento social, de famílias encaminhadas pelo CRAS referenciados e atendimento de 275 crianças de 1 a 3 anos em período integral, com turmas de berçário II, maternal I e II. No serviço de convivência e fortalecimento de vínculos foram desenvolvidas atividades educativas, de informática, esportivas, lúdicas, recreativas, culturais e de lazer.realizamos um serviço de assistência social a comunidade local, nossa equipe de psicossocial promoveu no ano passado ações socioeducativas de apoio às famílias de crianças e adolescentes atendidos pela instituição.
     

  • ASCOM - Associação Comunitária de São Sebastião-DF
















    Entidade sem fins lucrativos, de promoção e assistência social, fundada em 20/11/2002, portadora do CEBAS - Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, tem o objetivo de desenvolver ações e projetos sociassistenciais voltados a inclusão social e a geração de trabalho e renda na comunidade. Ao longo desses últimos anos a ASCOM tem desenvolvido o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com atendimento direto de 100 crianças e adolescentes de 06 a 17 anos oriundos de famílias em situação de risco e vulnerabilidade social encaminhados pelo CRAS - Centro de Referência e Assistência Social e São Sebastião/DF e desde 2018 executa o Projeto Qualificar - Tecnologia Social para Geração de Trabalho e Renda na Comunidade por meio de parceria com o Instituto Cooperforte com o atendimento de 30 pessoas na área de beleza e bem estar por meio da oferta dos cursos de capacitação de barbeiro e cabeleireiro.

teatro afro - Negritude.jpg
42494204_2004733576260522_15411192675025
bottom of page